quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Windows 7 32 ou 64 Bits??



Você conhece as vantagens e desvantagens em adotar o Windows 7 64-bit (x64) ao invés da arquitetura 32-bit (x86)?
No entanto, no caso do Windows 7 a edição 64-bit traz mais benefícios além de reconhecer mais memória RAM do que a edição 32-bit.
Vamos cobrir esses pontos (prós e contras) na relação abaixo:
Vantagens do Windows 7 64-bit:
  • Suporta até 192GB de RAM
    Hoje em dia é comum boa parte dos novos PCs saírem de fábrica com 4GB de RAM, mas na arquitetura 32-bit o máximo que o Windows reconhece é 3.5GB: http://blogs.technet.com/b/markrussinovich/archive/2008/07/21/3092070.aspxPara as edições Enterprise, Ultimate e Professional esse limite sobe para 192GB de RAM nas arquitetura 64-bit.
  • Kernel Patch Protection (PatchGuard)
    Protege a integridade do kernel do Sistema Operacional, evitando que softwares de “terceiros” atualize/interfira nas funcionalidades básicas do kernel. Na edição x86 isso tecnicamente é possível, mas no x64 a barreira é maior.Isso mantém o PC mais estável/confiável, reduzindo: tela azul (faz tempo que não vejo uma…), rootkits, falhas de confiabilidade, etc…
  • Data Execution Prevention (DEP) via hardware
    O DEP já existe no Windows 7 32-bit, mas na edição 64-bit ele é implementado na camada de hardware, com mais segurança. Basicamente ele define que o que for alocado em espaço de memória sem a flag “executátel” não deve ser executado.Parece simples, mas parte das tentativas de ataque ao Windows são de softwares tentando executar código em local não apropriado em memória.
  • Exige Drivers assinados
    Todos os drivers em modo kernel (existe driver em modo usuário) devem ser assinados para Windows 64-bit, caso contrário não poderão ser instalados ou carregados.Para alguns isso pode ser visto como desvantagem, mas como na prática isso evita “empurrar” qualquer tipo de driver, um PC com Windows 7 64-bit tende a ser mais confiável do que um PC com Windows 7 32-bit.
  • Office 2010 64-bit
    O Office 2010 é o primeiro da família Office disponível nas edições 32-bit e 64-bit. Além do maior suporte à memória RAM ele permite, por exemplo, planilhas em Excel com mais de 2GB de tamanho e suporte a arquivos de Project mais complexos.
  • Suporta Unified Extensible Firmware Interface (UEFI)
    O UEFI é uma tecnologia que veio para substituir o atual modelo BIOS. Esse recurso depende do hardware, e dentre os principais benefícios podemos listar:. Suporta HD com maior tamanho: BIOS suporta HD de até 2.2TB e 4 partições primárias. UEFI suporta HD de até 16.8 milhões de TB e 100 partições por disco (suporta fazer boot a partir desse disco).
    .Menor tempo de startup, shutdown, hibernação, retomada: as etapas processo de boot são mais enxutas, e com maior taxa de leitura dos dados do HD durante o boot.
Desvantagens do Windows 7 64-bit
  • Compatiblidade de Aplicações
    Não suporta aplicações 16-bit. As alternativas nesse caso são: usar Terminal Services baseado em Windows Server x86 ou virtualização local de desktops com o XP Mode/MED-V. O Application Compatibility Toolkit (ferramenta gratuita da Microsoft) pode te ajudar a identificar a arquitetura das aplicações.. Aplicações de baixo nível precisam de versão x64: antivirus, firewall, alguns clientes VPN.
    . Administração: os scripts de logon ou arquivos de lote precisam identificar a arquitetura do Windows porque há diferenças em algumas pastas como: C:\Program Files vs. C:\Program Files (x86), C:\Windows\System32 vs. C:\Windows\SysWOW64
    . Compatibilidade de plugins: Se você usar o Office 64-bits também vai precisar dos plugins na mesma arquitetura.
  • Compatibilidade de Drivers
    Por um lado a exigência por drivers assinados aumenta a confiabilidade do sistema, mas para fins de compatibilidade isso reduz o universo de dispositivos compatíveis com arquitetura x64. Isso afeta principalmente PCs ou dispositivos mais antigos.
Conclusão:
Se você tem pelo menos 4GB de RAM e seus dispositivos já têm drivers x64 não tenha dúvidas, vá para o Windows 7 64-bit.
Lembre-se que você pode recorrer ao XP Mode ou MED-V v2 caso precise usar softwares não compatíveis ou dispositivos USB sem driver 64-bit (ambos têm redireção de porta USB para dentro da máquina virtual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário