segunda-feira, 23 de abril de 2012

10 Dicas e Truques para Windows 8

À época do lançamento do Windows 7, o Guia do PC fez um fantástico post com 30 dicas e truques para o até então recém-lançado sistema. Pelo visto, o post foi tão útil que até hoje ele é um dos 10 mais lidos. Pois bem, procurando manter a tradição, decidimos fazer o mesmo com o Windows 8, que apesar de não ter chegado à sua versão final ainda, trouxe uma série de mudanças drásticas e quebra de paradigmas. As mudanças foram tão radicais, que tinha gente que não estava sabendo nem ao menos desligar o computador. E não era por que era um usuário leigo ou com uns neurônios a menos que estava no comando. É por que o sistema realmente está muito diferente! A interface Metro e alguns novos conceitos alteraram a forma como interagimos com o sistema. Assim, para que você não fique como o senhor deste vídeo, compilamos 10 dicas e truques para o Windows 8! Vamos lá? ;-)
01. – Instalando aplicativos Metro
O Windows 8 trouxe uma nova forma de interação com o usuário. Para essa nova interface, a Microsoft deu o nome de Metro. Ela trouxe novos conceitos e, também, uma nova forma de instalar programas. Para instalar apps Metro, basta clicar na tile* Store, e escolher o aplicativo desejado. Ao clicar sobre ele, basta clicar em Install e pronto. A tile (ícone) do programa aparecerá na Start Screen.
Ícone da Windows Store
Store – Repositório de Apps Metro
02. – Organizando os aplicativos Metro na Start Screen
Como você pode observar pela screenshot acima, as tiles (ícones) no Windows têm uma disposição bem particular. Mas você pode reorganizá-los livremente também. Para alterar a disposição dos ícones, basta pressioná-lo com o mouse e arrastá-lo para onde você quiser. Outro dica, é clicar com o botão direito sobre e escolher a opção Small ou Large Icon, na barra que aparecerá na parte inferior da tela. Assim, você poderá deixá-lo no formato de quadrado ou de retângulo.
03. – Dando zoom in/out na Start Screen e nomeando blocos de tiles
A Start Screen é um conceito bem diferente do nosso tão conhecido desktop. Ela não tem um tamanho fixo e pode se estender indefinidamente, dependendo da quantidade de tiles que você tenha. Se você quiser visualizar todos os grupos de ícones, basta levar o seu mouse até o canto inferior direito e clicar na botão da lupa existente lá. Dessa forma, você verá todos os seus blocos de tiles. Outra forma de fazer isso, é segurar Ctrl e usar o scrool do mouse. Faz o mesmo efeito.
Como forma de aumentar a organização, você pode nomear cada bloco de ícones. Para isso, basta clicar com o botão direito nele e depois na opção Rename na barra inferior que surgirá. Então digite o nome que desejar. Além disso, você pode mover blocos de tiles inteiros, sem precisar ter de mover cada ícone separadamente.
Dando zoom na Start Screen
Dando zoom in/out na Start Screen
04. – Explorando as opções das Live Tiles
Cada Live Tile, possui configurações específicas. Para acessá-las, clique com o botão direito do mouse sobre ela. Assim, uma barra surgirá na parte inferior da tela com as opções em questão. Elas podem variar de um app para o outro, mas em geral, eles podem ser: Fixar/Desafixar da Start Screen (Pin/Unpin); Smaller/Larger (Aumenta/Diminui o tamanho do ícone); Desinstalar (Uninstall); Turn Live On/Off (Ligar ou desligar as atualizações das tiles). As opções podem variar de um ícone para o outro.
Opções das Live Tiles
Opções das Live Tiles
05. – Descobrindo as Hot Corners
Outro novo conceito introduzido no Windows 8, foram as hot corners. Ou seja, cantos ou bordas “quentes”, que possuem funcionalidades. Experimente levar a seta do mouse até o canto inferior/superior direito. Veja que surgirão 5 botões no canto direito. Ao descer o mouse, eles são destacados e você terá novas funções, escondidas. Essa barra que aparece, foi nomeada de charm bar. Agora, leve o mouse até o canto inferior/superior esquerdo. Lá, uma nova barra surge, desta vez mostrando os aplicativos que estão abertos em segundo plano.
Charm Bar
Charm Bar em ação no Windows 8
06. – Desligando o Windows 8
Nos sistemas anteriores da Microsoft, desligar o Windows era bastante simples: Menu Iniciar>Desligar. No Windows 8 continua sendo simples, só o caminho que mudou. Para desligar o novo sistema, basta ativar a charm bar (conforme você viu no item anterior) e clicar em Settings (o ícone da engrenagem). Na nova barra que aparecer clique em Power e surgirá três opções: Sleep (Dormir), Shut Down (Desligar) e Restart (Reiniciar). Escolha Shut down para desligar e pronto.
Desligando o Windows 8
Desligando o Windows 8
Outra maneira de desligar o computador no Windows 8 é, na interface clássica, usar o famoso atalho Alt + F4. Da mesma forma que funcionava os sistemas anteriores.
07. – Encontrando o Painel de Controle, Windows Media Player, Paint e outros programas padrão do Windows
Desde sempre o Windows vem com alguns programas instalados por padrão. Paint, Windows Media Player, Calculadora, Painel de Controle, etc… No Windows 8 eles simplesmente sumiram das nossas vistas! Mas isso não quer dizer que eles não estejam lá. Então, como fazer para encontrá-los? Na Start Screen, clique com o botão direito do mouse em qualquer área vazia, e na barra que surgir na parte debaixo da tela, clique em All Apps. Aparecerá uma lista com todos os programas instalados (Metro ou não), então é só dar uma rápida olhada nos ícones e você logo, logo encontrará os bons e velhos Paint, Windows Media Player, Calculadora e demais conhecidos de longa data.
Todos os apps do Windows 8
Todos os apps do Windows 8
Outra maneira de procurar aplicativos, é ativando a charm bar, conforme vimos no item 5, e clicar na opção Search, cujo ícone é uma lupa. ele nos levará para a mesma tela acima, mas com uma barra ao lado para que possamos digitar o nome ou as primeiras letras do software que queremos localizar.
08. – Alterando o layout do teclado
Como ainda se trata de uma versão prévia, o Windows 8 está disponível apenas em poucas línguas. E é bem provável que você tenha baixado o sistema em inglês. Apesar disso, ele suporta inúmeras configurações de teclado, incluindo o português brasileiro no padrão ABNT 2. Vamos ver como alterar o tipo de teclado. Acesse o Painel de Controle, conforme você aprendeu na dica anterior, vá em Clock, Language and Region. Vá em Language e depois em Add Language. Navegue pelos idiomas disponíveis, que estão em ordem alfabética e escolha Português e clique em Open. Pronto, você já adicionou um novo layout de teclado.
Adicionando um novo layout do teclado
Adicionando um novo layout do teclado
Outra forma de alterar o layout do teclado, é por meio de teclas de atalho. Basta segurar WinKey + Barra de espaço que aparecerão as opções disponíveis. Escolha uma e pronto.
09. – Alterando a aparência do sistema
O Windows 8 tem duas interfaces, a clássica e a Metro. Para mudarmos o papel de parede, cor das janelas e outras opções na interface clássica, é só seguir os mesmos passos que você já está acostumado. Mas e para fazer isso na Metro? Na Start Screen, clique na sua foto de usuário (canto superior direito). Clique em Change Account Picture. Depois, em Lock Screen, você pode escolher a imagem para a tela de bloqueio, aquela que aparece assim que você inicia o Windows 8. Em Start Screen você pode mudar a cor de fundo, os desenhos abstratos da nova tela inicial do sistema. Finalmente, em Account Picture, você pode mudar a sua imagem de exibição no sistema.
Mudando a imagem da Lock Screen
Mudando a imagem da Lock Screen
10. – Deixando dois programas lado a lado
O Windows 8 possui um recurso bem legal, semelhante a uma feature do Windows 7 que deixava duas janelas lado a lado, ocupando partes iguais do monitor. No novo sistema, isso é um pouquinho diferente. é importante destacar que para isso, o seu monitor precisa ter uma resolução mínima de 1366 x 768. Caso contrário, nada feito. Pois bem, leve o mouse até o topo da tela de qualquer aplicativo Metro, incluindo o desktop – não se esqueça, o nosso conhecido desktop é tratado aqui como um app Metro. Quando ele se tornar uma “mãozinha fechada”, segure com o botão esquerdo e arraste para um dos lados do monitor até surgir uma linha divisória. Após isso, solte a janela e ela se encaixará naquele espaço da tela. Depois, abra outro aplicativo Metro para ocupar o restante. O resultado fica assim:
Colocando dois apps Metro lado a lado
Colocando dois apps Metro lado a lado
No exemplo acima eu pus o aplicativo de e-mail do lado direito e ocupando a maior parte da tela o navegador aberto no melhor site do Brasil (euhauehauheuae). Observe a linha divisória e os três pontos no meio. Você pode redimensionar à qualquer tempo o tamanho das janelas, basta arrastar essa linha. Esta dica também vale para minimizar o aplicativo. Ao segurá-lo no topo, ao invés de arrastá-lo para um dos lados, leve-o para o canto inferior esquerdo e ele sumirá, voltando para a Start Screen.
Pois bem, estas foram as nossas 10 dicas e truques para o Windows 8 Consumer Preview. Vale lembrar que a Microsoft ainda lançará a versão RC antes de liberar a final para venda. 
*tile: É o novo nome dos ícones. Eles são maiores e podem assumir formas quadradas ou retangulares, além de serem interativos.
fonte:guia do pc

Nenhum comentário:

Postar um comentário