terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dicas para Linux: Veja DVDs criptografados no Ubuntu

Plateau, Honer, Reynaud, Muybridge, Marley, Dickson, Edison e finalmente AugusteLouis Lumière e Geoerges Méliès, os pais do cinema e da arte cinematográfica. Graças aos visionários citados acima a humanidade possui uma das mais inventivas formas de entretenimento e divulgação do conhecimento: o cinema. Se nos tempos dos irmãos Lumière e de Méliès todos iam à salas públicas de projeção como única forma viável de ser tocado pela 7ª Arte, hoje temos a possibilidade de apreciarmos obras primas e consumirmos “enlatados” do Tio Sam em nossa casa, no conforto do sofá e do pijama surrado.
O começo da democratização maciça das exibições domésticas veio através das fitas magnéticas, em meados do século passado. Já nos anos 2000, o disco óptico desenvolvido em 1996 por Toshiba, Philips, Sony e Matsushita (Panasonic), o DVD, explodiu no mundo. Hoje, em pleno 2012, o DVD ainda tem força. Apesar da indústria já ter mudado o padrão, focando-se no disco óptico Blu-Ray, o DVD é rei na maior parte dos lares do nosso país.
Antes, com as fitas magnéticas, era possível ver filmes somente com aparelho próprio – videocassete, lembra dele? –  e uma televisão. Com a popularização dos computadores, assistir filmes no PC virou algo tão normal quanto tomar achocolatado de manhã. Nós podemos agora mesmo ir à esquina para locar um filme em DVD, ou até comprarmos por um preço menor que um hambúrguer, um desses maravilhosos discos. E se quisermos, podemos assistir ao DVD no computador.
Infelizmente, para a tristeza da cultura, há alguns empecilhos que dificultam o acesso à 7ª Arte e até a 4ª arte, a música, com os espetáculos de musicais em DVDs, aproveitando todo o potencial das técnicas do cinema. A ideia de Méliès era fazer do cinema uma arte, uma criação para agradar à alma. No entanto a indústria cinematográfica atual é comparada mais com o mercado financeiro. Os executivos vinculam a 7ª Arte, e a milenar música agora sob uma capa cinematográfica, aos lucros, deixando tudo mais para trás.
Com medo de perder algum lucro (não, a arte do cinema não está ameaçada) com a pirataria, a indústria criou algumas barreiras para dificultar qualquer maneira de distribuição não autorizada por eles. E uma dessas barreiras é codificar o DVD para evitar cópias. O grande problema de DVDs codificados ou criptografados, é que ele precisa de um componente proprietário para poder fazer a descriptografação da mídia para dar início ao filme.
DVD criptografado não roda sem um componente proprietário
O Ubuntu roda DVDs, mas não esses que contam com criptografia. O sistema Linux da Canonical, por questões legais, não disponibiliza o componente proprietário. Na Central de Programas do Ubuntu existe os produtos da Fluendo, mas estes são pagos.
O que preciso fazer então? É simples, basta instalar a biblioteca libdvdcss2 ou instalar o repositório Medibuntu.
Para baixar a biblioteca para rodar DVD criptografado, acesse este link abaixo e instale o pacote “.deb libdvdcss2“:
http://packages.medibuntu.org.
Mas para facilitar a sua vida, recomendo instalar o repositório Medibuntu. Com este repositório você terá acesso a outros programas e as possíveis atualizações serão feitas pelo gestor de atualização do sistema.
Para instalar o repositório Medibuntu, copie e cole no Terminal este comando:
sudo -E wget –output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get –quiet update && sudo apt-get –yes –quiet –allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get –quiet update
Após, para aparecer na Central de Programas, copie e cole:
sudo apt-get install app-install-data-medibuntu apport-hooks-medibuntu
Procure então a biblioteca:
Procure e instale o libdvdcss
Fonte:guiadopc

Nenhum comentário:

Postar um comentário