sábado, 1 de setembro de 2012

Como Instalar o Mac OS X 10.6 Snow Leopard num PC (Intel)

O post mais visualizado do blog, agora refeito e muito menos complicado. Começando com o por quê de fazer hackintosh? Primeiro, pela falta de dinheiro, comprar o Snow Leopard (e o Lion) mais alguns DVDs sai bem mais barato que comprar um computador inteiro para ter *só* o OS X, e segundo, com o hackintosh você vai comprar um computador X pagando um preço Y, já da Apple você vai comprar o computador X pagando 5 vezes mais. E ainda tem o fator obsolescência, um  computador com Mac dura muito mais que um com windows (seja hackintosh ou não), e isso alivia e muito no bolso.
Vale lembrar que hackintosh é um processo demorado, exige tempo e paciência. E ás vezes, dependendo da sua configuração, pode ser mais complicado. Se você não tem o tempo necessário ou está inseguro sobre como proceder na sua máquina, clique aqui.
Agora, vamos ao que interessa… Como?

O que você vai precisar nesse processo:

  • DVD do Snow Leopard, pode ser o 10.6 ou 10.6.3 ou o Box, tanto faz.
  • DVD do iBoot*
    • iBoot normal: para computadores mais novos (da série Intel ‘i’)
    • iBoot legacy: para computadores mais antigos (ex: core 2 duo, core 2 quad, pentium dual core, etc)
  • BIOS configurada*
    • AHCI ativado
  • Pendrive ou CD/DVD para guardar o Multibeast e o Combo Update
  • Qualquer placa mãe é suportada, da mais barata á mais cara, o que importa é o processador.
Links estarão no final do tutorial.

Com tudo pronto, agora é a hora de pegar um copo d’água e colocar tudo pra funcionar. Quem tem mais de 4GB, retirar o excedente.

Ajustes na BIOS/Computador

Para instalar o Mac precisamos pôr em AHCI para reconhecer o HD e dar total utilidade ao mesmo, e no primeiro boot precisamos pôr o computador para bootar pelo iBoot.

Depois, para bootar pelo CD, moleza.

Instalando o Mac OS X

Quando a coisa começa a ficar interessante mesmo. Nessa parte vamos instalar o Mac OS X pelo iBoot, um programa que simula o EFI (mac) fazendo com que o sistema operacional da apple identifique nosso computador como um Mac.
1. Selecionar para boot pelo CD (imagem anterior)

2. Coloque o DVD do Snow Leopard no drive, espere cinco segundos e aperte F5.

O iBoot possui os chamados “boot flags” que são comandos que tu dá pro chimera que ele obedece de acordo com a flag, as flags são:
  Apenas digitando a flag, esta barra azul deve aparecer no Chimera. Voce da enter após digitar a flag que for necessária, e este vai ser o      comando para cada instalação. De preferencia quando for usar alguma das flags use sempre com ela o “-v” assim caso algo de errado você vai saber onde travou e vai poder identificar o erro. Caso não de certo, tente “-v -f” que nós consideramos a solução universal para a maioria dos erros.
 Se tudo der certo… Chegará na cobiçada (e linda) tela de idiomas.
Selecione o idioma que quiser e siga a instalação.
Formatando o HD
Chegou a parte que devemos tornar nosso disco rígido compatível com o sistema da maçã. Como este tutorial é 100% didático, vamos deixar claro o por quê, existe dois fatores que tornam o disco rígido compatível com o sistema, a tabela de partição e o tipo de partição. Enquanto o Windows usa a tabela de partição MBR (mas funciona também como GUID, se seguir nosso tutorial) e tipo de partição NTFS, o Mac usa GUID e HFS+ (ou “Mac OS Extended/Extendido”, como preferir). Para isso basta seguir os passos a seguir:
Dê quantas partições quiser, coloque o nome de sua escolha (por favor, sem o clichê “Macintosh HD” e não copie nosso épico nome). E no formato selecione “Mac OS Extended/Mac OS Expandido”. Pra pôr em GUID, clique em “opções” (do lado de +/-).
Feito isso, feche o utilitário de disco e prossiga a instalação.

Dica: Pra quem não tem muito espaço no HD ou não quer ficar esperando 30 minutos instalando, clique em “personalizar” e tire tudo, deixando apenas a tradução de idioma (ou não), lembrando que se você tem uma impressora e queira usar futuramente o Mac reconhece automaticamente o driver, aqueles são apenas modelos padrão. Just works.
Trinta minutos passados, ou menos. Aparecerá uma bela imagem de instalação sucedida, logo após isso apenas siga os seguintes passos:
  • Reinicie o computador.
  • Coloque o iBoot novamente no drive.
  • Boote por ele (explicado anteriormente).
  • Selecione a partição em que o HD foi instalado.
Chegou na tela inicial? Agora começa outra etapa essencial.

Atualizando e Configurando o Mac OS X


O vídeo tá zoado? O computador tá meio lento? Tá sem som? O Mac não tá reconhecendo o processador nem a quantidade total de memória? Não se preocupem, isso porque o Mac ainda não foi configurado. O que no Windows conhecemos como “drivers”, no Mac agora teremos os famosos e gloriosos “Kexts”, eles que fazem com que todo componente do computador dê 100% ao sistema, os que precisam de kexts: placa de som, placa de vídeo, processador, placa de rede, etc. E ainda nesse papo de configuração, vamos ouvir bastante outra palavra, DSDT. Não, não é doença sexualmente transmissível ou algo do tipo. Significa “Differentiated System Description Table”, é um arquivo que configura a placa mãe, não é algo obrigatório, pra quem não tem não perderá nada, mas para quem tiver, é como se o Mac ficasse 110% compatível com o seu computador.
Mas! Antes disso devemos atualizar nosso computador, que está no 10.6 ou 10.6.3. O combo update serve pra atualizar qualquer versão anterior para a última do snow leopard, 10.6.8. A instalação é bem simples, mas deve ser feita com muita cautela, basta seguir os passos a seguir.
Observação! Caso você tenha um processador Intel “Sandy Bridge” é recomendado que você rode um pequeno utilitário antes desse passo, instalando o “Update Helper” você estará livre de muitos erros na atualização.
É mais que obrigatório seguir essa ordem:
  1. Instale o Combo Update
    1. Ou o update helper e depois o combo caso você tiver um processador “Sandy bridge”
  2. Configure e instale os kexts pelo Multibeast (mais detalhes a seguir)
NÃO REINICIAR DEPOIS DO COMBO. Vá na maçã e depois forçar encerrar para continuar.

Multibeast, o cheque-mate.

Outra parte essencial do hackintosh, é agora que finalizaremos a instalação e você poderá fechar esse tutorial e aproveitar o Mac. Com ele você vai baixar todos os kexts que você precisa (ou que um computador compatível precisa, como preferir). O programa é simples, basta selecionar, instalar e reiniciar o computador para entrar para o grupo dos usuários satisfeitos de macintosh.
“Ok… Abri o multibeast, seleciono o quê agora?” Minha parte favorita, a seleção do multibeast, a que você vai selecionar tudo que seu computador necessitar. Como começar:
Selecione tudo de acordo com o seu hardware e reinicie o computador.
***
Links:
***
Deu errado? Tente bootar com -v e veja o que deu errado, se precisar, use o iBoot para bootar o computador.
Deu certo? Manda um abraço.
A cada atualização o blog postará comentários e como deve ser feita, então fiquem ligados.
Fonte:http://blogdohackintosh.com/
Feito por: @ e @

Nenhum comentário:

Postar um comentário