quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Crie Um Pendrive Bootável

Quando falamos em Linux, sempre temos a imagem de um programa com uma interface pouco intuitiva e/ou feia. LiLi é o contrário de tudo isso, pois ele possui uma interface de dar inveja  a muitos programas líderes de downloads. Além disso, ele possui informações bem explicadas, o que facilita muito sua instalação.
LiLi USB Creator, ou Linux Live USB Creator, é um programa muito útil para aqueles que querem experimentar uma versão Linux em seu computador e não quer formatar o disco rígido para isso. Além disso, ele é ideal para aqueles que precisam de um sistema Linux onde quer que você vá.
 LiLi USB Creator é um pequeno programa desenvolvido para os sistemas Windows que permite criar um dispositivo USB bootável que rode o sistema operacional Linux. Não é necessário ter conhecimentos avançados sobre formatação ou configurações Linux, ele é fácil de usar.
Para ter uma versão do Linux no pendrive é necessário um dispositivo com no mínimo 1 GB de memória livre. Ele possui suporte a diversos sistemas operacionais Linux, como o Ubuntu, Fedora, CrunchBang, Mint, Kuki.
LiLi USB Creator não necessita de instalação,isso porque ele roda do pendrive mesmo, basta baixar o arquivo compactado  e extrair seu conteúdo para uma pasta do computador. Ele funciona em sistemas de arquivos FAT ou FAT32; caso o pendrive não esteja com esse sistema, formate o dispositivo.

Instalação do SO


Crie uma versão do LinuxLive no seu pendrive. 

Não se preocupe com o CD de instalação Linux, pois ele pode ser facilmente adquirido pelo programa via download. Além disso, o aplicativo é capaz de instalar o sistema por um arquivo ISO salvo no computador ou por uma mídia de CD/DVD.
A instalação do sistema operacional no dispositivo USB é bastante fácil, pois o programa ajuda o usuário a instalá-lo em cinco passos bem explicativos. Primeiramente, insira o dispositivo móvel no computador para que o Windows o reconheça.

Instalação passo a passo

No primeiro passo, escolha o dispositivo que será armazenado a versão do Linux. Em seguida, escolha a fonte em que se encontra os arquivos de instalação do Linux, caso ainda não tenha uma versão (ISO ou em CD), clique em "Download" para baixar.
Na etapa 3, é possível configurar a quantidade de memória que o sistema irá armazenar quando o sistema for reiniciado. Normalmente, 250 MB são suficientes, mas é possível aumentar esse valor caso ache necessário. Se o valor for zero, nenhuma alteração será salva ao reiniciá-lo.
A etapa 4 é uma das mais importantes, pois ela possui uma opção que permite instalar uma versão do LinuxLive. Essa opção instala uma versão do sistema que pode ser rodada diretamente pelo Windows sem qualquer tipo de configuração avançada.
Ainda na etapa 4, pode-se esconder os arquivos para que o Windows não os mostre ao abrir o pendrive. Isso evita que arquivos importantes sejam apagados acidentalmente. Por último, clique no raio para iniciar a instalação do Linux no dispositivo USB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário