terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Campus Party 2012: um resumão do que aconteceu no maior evento tecnológico do Brasil

Nossos leitores mais atentos devem ter percebido que, provavelmente, o Guia do PC era o único blog de tecnologia do Brasil que ainda não tinha comentado NADA sobre a Campus Party 2012. Pois é… Era. Não resistimos à tentação de dar um pulinho no maior evento de tecnologia da América Latina para conferir de perto tudo – ou quase tudo – que rolou no Pavilhão de Exposições Anhembi Parque, em São Paulo.

A semana mais geek do ano

A abertura oficial estava programa para o dia 7, porém, já no dia 6 via-se um mar de barracas preparadas para receber 7 mil campuseiros – como são chamados os participantes do evento – dos quatro cantos do Brasil. E eles chegavam de todas as partes do país, cada um buscando seu espaço para uma semana inteira de palestras, oficinas, promoções, jogos, e muitas filas.

Na noite da última terça-feira, 7, a banda Gameboys subiu ao Palco Principal para tocar vários sucessos de games como Street Fighter II, já colocando os campuseiros no clima do evento. Após o show, Paco Ragageles, um dos fundadores do evento, subiu ao palco, junto de autoridades locais, para iniciar a contagem regressiva. Quem também falou aos campuseiros durante a abertura foi Mario Teza, diretor da Campus Party Brasil.

Gameboys tocando 'clássicos' dos videogames na abertura da Campus Party 2012 (foto: Vanessa Nunes/Clic RBS)

Segundo dia começa bem, mas não escapa de surpresas desagradáveis

O segundo dia de Campus Party transcorria normalmente com várias palestras, debates e oficinas tanto na Arena, onde só tem acesso quem comprou o pacote do evento, quanto na área Expo, onde ficam os estandes dos patrocinadores (com entrada gratuita para visitantes). Além das atividades, brindes e promoções promovidos pelas empresas que apoiam o evento, a área livre sediou o campeonato brasileiro de League of Legends, um dos dois campeonatos promovidos pela Intel na Campus Party 2012.

O destaque do dia 7 provavelmente seria de Andreu Veà, um dos pioneiros em estudos na internet, que palestrou no Palco Principal, não fosse a tempestade que atingiu no Anhembi Parque, logo após as 15 horas. A ventania, que atingiu o pavilhão durante a chuva, rompeu uma das lonas que servem como divisórias dentro do Anhembi Parque. A organização, com ajuda dos campuseiros, teve que agir rápido para evitar que alguns painéis despencassem com a força do vento, evitando um estrago bem maior.

Parte da lona que despencou durante a ventania. (foto: Tamirys Seno/Garotas Geeks)

Após o susto da chuva, o evento continuou, com algumas reclamações sobre o calor dentro da Arena e até o curioso caso da expulsão de um campuseiro, acusado de executar ataques à rede da Campus Party, causando lentidão e falhas na conexão.

Um terceiro dia “normal”

Na quarta-feira, 8, a chuva também passou pelo Anhembi Parque, mas os ventos não foram tão fortes e a estrutura da Arena suportou bem, o que permitiu que o dia fosse bem mais tranquilo do que o anterior. E foi um dia com destaque para a música. No palco principal, a palestra do Dave Haynes, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da SoundCloud, atraiu a atenção de amantes e curiosos sobre música digital. Também teve a palestra com Neil Harbisson, artista e compositor britânico “ciborgue”, dono de um olho eletrônico que converte cores em notas musicais.

Nas outras áreas da Campus Party, ocorreram debates com blogueiros (e blogueiras) sobre segurança e direitos na internet, oficinais de modding, IPV6, e vários outros assuntos (sério, é MUITA coisa acontecendo ao mesmo tempo!). Nesse dia, também começou o campeonato mundial de StarCraft II promovido pela Intel na área Expo, com a presença de jogadores de várias partes do mundo, como Estados Unidos, Holanda, e os sempre favoritos coreanos.

Preparativos para uma das partidas do campeonato de StarCrat II

Um dia com menos calor, mais humor e outro susto

O quarto dia (09/02) reservava uma grande surpresa ao campuseiros: a presença da presidente Dilma Roussef no maior evento tecnológico do planeta. Uma enorme “caravana” de curiosos se formou atrás da presidente quando ela entrou no Anhembi Parque. Mas, para o azar de quem realmente acreditava que a toda-poderosa do país visitaria os geeks, a presidente Dilma Roussef da Campus Party era, na verdade, o humorista Gustavo Mendes, que ficou conhecido na internet ao interpretar a presidente para o site Kibeloco.

Após causar alvoroço, a presidente, ou melhor, Gustavo Mendes, participou de um debate sobre o humor no #cubovivo, que fica na área Expo, com Vinicius Vieira (o Gluglu do Pânico), Murilo Gun, Marcos Castro, Carol Zoccoli e Leando Santos (o @mussumalive). O debate, como era esperado, foi tomado por risadas e piadas entre os humoristas.

Entre piadas e provocações, humoristas debateram o papel do humor na sociedade

Enquanto o humor tomava conta da área Expo, na Arena os geeks aprendiam mais sobre cada uma das grandes áreas técnicas em tecnologia: hardware, software, desenvolvimento e segurança, cada uma com um palco estrategicamente posicionado e dedicado à palestras sobre os temas. A divisão das áreas Campus Party se dá por “macro-temas”, como Artes Digitas, Música e Mídias Sociais; Ciência e Astronomia; Informática e Tecnologia, e Games, que também possuem seus palcos e suas áreas dedicadas às oficinas, tudo muito bem identificado por grandes placas penduradas no teto e cada uma com sua cor.

Oficina de Linux ministrada na área de software livre

Mas nem tudo foi risada durante a quinta-feira. Um colombiano foi preso em flagrante ao tentar sair da Arena com três notebooks roubados. No momento da prisão, formou-se uma pequena confusão entre os campuseiros, muitos tentando entender o que estava acontecendo. Logo após o acusado ter sido encaminhado para a delegacia, a organização do evento emitiu uma nota oficial, reafirmando questões sobre segurança e presença da polícia na Campus Party.

Mais humor, gente famosa e Angry Birds agitam o quinto dia

Apesar da sensação de calor ter diminuído dentro do Anhembi Parque após as chuvas que insistiram em cair durante todas as tardes da Campus Party, o clima esquentou bastante no quinto e mais agitado dia do evento. A expectativa era grande para uma das palestras mais esperadas da semana: “Os filhos da internet”, no Palco Principal, com a presença de Rafinha Bastos, Maurício Cid (@naosalvo), Rodrigo Fernandes (@jacarebanguela), PC Siqueira e Rosana Hermman (@rosana). No bate-papo, eles comentaram sobre o como alcançaram o sucesso na internet.

"Filhos da Internet" atraiu recorde de público (foto: Assessoria Campus Party)

A lista de humoristas que se mostraram amantes de tecnologia e de games não parou por aí. Eduardo Sterblitch, o “César Polvilho” do Pânico na TV, conversou com os campuseiros na área de games e contou, entre uma piada e outra, quais eram seus jogos favoritos na infância. Enquanto isso, as outras áreas da Campus continuavam com eventos para todos os tipos de geeks, desde oficinas sobre como fazer jogos estilo First Person Shooter, até debates polêmicos sobre Mulheres e Software Livre.

Roubos em barracas quase estragam a festa

A cena era totalmente incomum para um evento de tecnologia: vários campuseiros irritados, gritando “queremos segurança” e levantando barracas danificadas. O protesto parou em frente ao palco principal, interrompendo a palestra do Julien Fourgeaud, responsável pelo Angry Birds. Os campuseiros reclamavam sobre furtos ocorridos nas barracas dentro da área de camping. Para conter os ânimos, Mario Teza, diretor geral da Campus Party, subiu ao palco e conversou com os campuseiros. Depois, o palco de Artes Digitais foi disponibilizado para uma conversa mais direta entre Teza e os campuseiros protestantes. O clima era de revolta.

Nilma Santos, 20, da caravana de Salvador, teve todos os seus pertences roubados de dentro de sua barraca. Visivelmente nervosa, ela contou ao Guia do PC que, além de terem levado seus documentos, celulares e carteira com cerca de R$250, o ladrão derrubou suco em todas as suas roupas. O crime ocorreu na madrugada de sexta-feira, e Nilma fora orientada pela organização para realizar um boletim de ocorrência na Delegacia de Proteção ao Turista, na manhã do mesmo dia.

Nilma mostra a cópia do boletim de ocorrência em meio ao protesto

Outros

Durante a conversa com os campuseiros, Mario Teza prometeu aumentar a segurança do evento, acalmando os aqueles mais exaltados. Enquanto isso, o campeonato de StarCraft II promovido pela Intel na área Expo ia caminhando para seu desfecho, com partidas emocionantes e grande participação da torcida. O encerramento do dia ficou novamente por conta do NerdCast Live, comandado por Deive Pazos (@azaghal) e Alexandre Ottoni (@jovemnerd) – sempre com grande presença do público.

O último dia que já começou deixando saudades

Acordar no último dia de Campus Party é viver uma mistura de sentimentos. O cansaço é grande, mas a sensação de “dever cumprido” por participar do maior evento de tecnologia da América Latina é geral. A programação continuou mantendo o alto nível, para alegria e diversão dos cerca 7 mil campuseiros presentes no evento.

O destaque do dia ficou para a palestra de Michio Kaku, um dos criados da Teoria das Cordas e referência mundial no assunto. Kaku, conhecido por suas ‘teorias futuristas’, afirmou que, no futuro, o câncer irá desaparecer. “Escrevam isso: a palavra tumor vai desaparecer da nossa língua”.

Na área de Mídias Sociais, o debate “O futuro do jornalismo é o não-jornalismo?”, com a presença de Pedro Burgos, Tiago Dória, Raquel Recuero, Rafael Sbarai e Jorge Rocha instigaram o público a pensar sobre o papel da profissão atualmente e como ela pode se reinventar para continuar relevante. A palestra de Edney Souza (@interney) sobre como ganhar dinheiro com blogs também foi disputada. E enquanto a programação rolava, alguns incansáveis campuseiros ainda corriam pelo pátio do Anhembi Parque participando de provas e sorteios em busca de disputados brindes.

É claro que Campus Party sem “fortes emoções” não é Campus Party. Logo quando começou a anoitecer, outra forte chuva despencou sobre São Paulo. Mas, desta vez, a estrutura do Parque Anhembi não suportou a quantidade de água e alguns pontos de goteiras foram identificados dentro da Arena, sendo um deles em cima da mesa onde campuseiros do Rio Grande do Sul estavam instalados.

Mas isso não diminuiu o ânimo dos campuseiros. Grandes eventos ainda estavam reservados para o sábado. No Palco Principal, o destaque da noite foi para palestra de Vince Gerardis, produtor da aclamada série da HBO Game of Thrones, baseada na série de livros do mesmo nome. Também para o último dia, além dos encerramentos tradicionais de cada área da Campus Party, ficou a grande final do campeonato de StarCraft promovido pela Intel na área Expo. Como era esperado, o confronto ficou entre dois atletas coreanos, favoritos ao título.
Fonte:Guia do PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário