quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Microsoft bloqueará instalação do Linux em sistemas ARM

Graças ao UEFI (Unified Extensible Firmware Interface, “sucessor” da até então onipresente BIOS), a Microsoft prometeu melhorias de performance no Windows 8. Uma delas é o boot rápido.

Porém, ela não quer permitir a instalação do Linux em um PC com o Windows 8. Para isso, o recurso de boot seguro, presente no UEFI, será usado. Nos PCs, a Microsoft diz que a empresa fabricante do computador poderá disponibilizar uma opção para desabilitar essa função, permitindo ao usuário instalar outro sistema operacional, o que é algo válido. Mas para os sistemas ARM, ela quer o boot seguro “travado”, sem a possibilidade de desbloqueá-lo para instalar outra coisa.

Essa aí é a Start Screen que permanecerá em seu tablet para SEMPRE!!1

Essa aí é a Start Screen que permanecerá em seu tablet para SEMPRE!!1

Um documento da Microsoft que conta sobre o recurso de desabilitar o boot seguro do UEFI por meio de um assistente de configuração deixa bem claro:

“Desabilitar o boot seguro NÃO DEVE ser possível em sistemas ARM.”

Ou seja, se por acaso você for comprar um tablet com Windows 8 pensando em instalar satux qualquer distribuição Linux ou outra coisa qualquer que aparecer na Internet, não adianta. E também não tem sentido algum.

Mas nem tudo é tão “ruim”. O boot seguro impede a atuação de softwares mal-intencionados no UEFI, causando algum problema no boot do sistema operacional. É vantajoso. Mas parece que, para a maioria, “é um problema porque não dará para trocar de sistema operacional”.

Tablet com Windows 8. Sem Linux, apenas Windows.

Tablet com Windows 8. Sem Linux, apenas Windows.


Temos, então, dois pesos e duas medidas. A Apple pode bloquear, a Microsoft, não. E as fabricantes Android também podem, mas a Microsoft não. iOS e Android já dominam o mercado há um bom tempo e, até agora, nada foi feito para impedir esses bloqueios. Por que com a Microsoft precisa ser diferente?

Livrar-se do problema é simples: quem quer um Android, compre um tablet com Android. Quem quer um iOS, compre um iPad. Caso não goste do Windows 8, basta não comprarum tablet com esse sistema. Os tablets com Windows 8 virão com um recurso de segurança (que é benéfico para usuários leigos) e a Microsoft não parece que mudará de ideia tão cedo. (…) é a Microsoft quem licencia o software. São as regras do jogo, amigos.

Acho que isso diz muita coisa. E vocês, acham que a Microsoft fez bem em travar o boot seguro nos sistemas ARM ou deveria ser possível instalar outro sistema operacional nesse sistema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário