quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ministro defende que Anatel regulamente Marco Civil da Internet

 Projeto que regula uso da rede deve ser votado na Câmara nesta quarta (7).Bernardo quer tratamento diferente para quem consome mais banda.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu nesta quarta-feira (7) que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) seja responsável pela regulamentação do Marco Civil da internet, que estabelece direitos e responsabilidades de usuários, provedores e poder público no uso da rede. O projeto está sendo analisado pela Câmara nesta quarta.



Um dos principais pontos a ser discutido é o principío de neutralidade no serviço de internet, defendido pelo governo, e que obriga, por exemplo, que provedores tratem clientes de maneira isonômica e impede o gerenciamento de tráfego na rede.

“Anatel é o órgão que tem competência e legitimidade para fazer isso [regulamentação da lei]”, disse Paulo Bernardo. De acordo com ele, a agência vai poder discutir o regulamento com a sociedade, por meio de audiências públicas, o que traz mais transparência ao processo.
Uma proposta alternativa analisada no Congresso estabelecia que o Marco Civil deveria ser regulamentado por decreto presidencial, depois de ouvido o Comitê Gestor da Internet, que reúne representantes do governo e da sociedade civil. O governo, porém, foi contra a proposta.

Bernardo negou que a proposta do governo para o Marco Civil beneficie as empresas de telecomunicação do país. Ele defendeu, porém, a visão de que a internet é “um grande ambiente de negócios” e o tratamento diferenciado de grandes consumidores de banda (empresas que usam mais a rede) dos usuários domésticos.

“Temos que olhar [a internet] como um grande negócio que está sendo regulado. Internet é um negócio que pode passar de trilhão, onde não tem ninguém oferecendo almoço grátis. Se construíram sites milionários em cima da internet”, disse o ministro.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário