segunda-feira, 19 de novembro de 2012

AMD pode abandonar o suporte ao Linux

A crise que a AMD atravessa pode ter feito mais uma vítima: a empresa decidiu encerrar as atividades do Operating System Research Center (OSRC), localizado em Dresden, Alemanha. No laboratório, técnicos da AMD conduziam pesquisas e desenvolviam estratégias cruciais para que os produtos da empresa fossem otimizados para diversos sistemas operacionais. Mais importante, era nesse laboratório que o suporte ao Linux era planejado e desenvolvido.
Para que você entenda a situação, basta compreender que todo sistema operacional precisa dialogar com o hardware. Para funcionar direito, o sistema operacional do seu computador, que é uma construção lógica, imaterial, precisa dialogar com o hardware, as peças. Quem realiza esse trabalho é a camada mais básica do sistema operacional, conhecida como kernel.



Para funcionar corretamente e para garantir que o sistema operacional seja capaz de tirar o máximo de desempenho do equipamento, é preciso que o suporte do hardware seja muito bem resolvido e desenvolvido de maneira que o kernel não tenha dificuldades para administrar a máquina. Era esse tipo de trabalho que o pessoal do OSRC desenvolvia.
m relação ao Linux, no momento, é exagero dizer que novos produtos da AMD não rodarão o sistema operacional livre. O que acontecerá no curto e médio prazo é que novos produtos não terão suporte mais desenvolvido a novas versões de kernel Linux. Isso pode causar mal funcionamento, incompatibilidades e baixo desempenho.

Atravessando uma grave crise, a AMD já havia cancelado alguns projetos e desmobilizada parte de sua mão-de-obra nos últimos meses. Contudo, o desligamento do importante OSRC sugere que a crise é ainda mais amarga, a ponto da companhia decidir encerrar suas pesquisas em excelência e desenvolvimento de processadores e placas mais otimizados para as plataformas preferidas dos consumidores.
Fonte: ubuntued

Nenhum comentário:

Postar um comentário