sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Saiba tudo sobre o Ubuntu Phone OS


Ubuntu the human touchM
De­pois de muita “pouca” es­pera, a Ca­no­nical re­velou seu novo pro­duto: Ubuntu Phone OS.
O con­ceito de touch foi bem ex­plo­rado. Po­demos ver que a Ca­no­nical soube como fazer ba­rulho na co­mu­ni­dade e, no ho­rário es­pe­rado, todos os olhos es­tavam vol­tados para o anuncio da Ca­no­nical.
O pro­duto é uma ex­pansão do Ubuntu for An­droid. Se­gundo a pá­gina ofi­cial do pro­jeto, é um smartphone que, ao mesmo tempo, é um com­pu­tador com­pleto. In­fe­liz­mente, ainda não há ne­nhuma em­presa com planos de lançar um apa­relho equi­pado com o Ubuntu Phone OS, mas todas as in­for­ma­ções serão li­berdas du­rante a CES deste ano, que será do dia 07 ao dia 11 de ja­neiro.
O Ubuntu Phone OS traz toda a in­ter­face co­nhe­cida do Ubuntu, seja no sis­tema ope­ra­ci­onal para com­pu­ta­dores ou na Ubuntu TV. Uma ex­pe­ri­ência única de in­te­gração entre sis­temas. Aliás, o ponto forte deste sis­tema é sem dú­vida a sua in­ter­face in­cri­vel­mente bem apro­vei­tada ao nível de fun­ci­o­na­li­dades. Veja o vídeo e verá que existe uma in­fi­ni­dade de novas fun­ci­o­na­li­dades aces­sí­veis de forma in­cri­vel­mente rá­pida, uma delas é o HUD via voz!

Design ubuntu phoneM
Se­gundo o OMG! Ubuntu!, o sis­tema fun­ci­o­nará também em apa­re­lhos co­nhe­cidos como low-end, que, para os usuá­rios An­droid, sempre ficam em se­gundo plano. Cu­ri­o­sa­mente, também é o plano do Fi­refox OS, da Mo­zilla, par­ceira da Ca­no­nical.
IDE para desenvolvimento de aplicaçõesMOs apli­ca­tivos para o Ubuntu Phone OS serão, como no Fi­refox OS, em HTML5, fa­ci­li­tando a sua cri­ação. Isto sig­ni­fica que qual­quer um pode criar apli­ca­tivos para o Ubuntu Phone OS. Aliás, uma das grandes no­vi­dades deste sis­tema é o IDE que está a ficar pronto para fa­ci­litar todos aqueles que querem par­ti­cipar ati­va­mente no en­ri­que­ci­mento do Ubuntu Phone OS!
Outro di­fe­ren­cial é que não há tela de blo­queio e sim a tela de boas vindas, em que apa­recem no­ti­fi­ca­ções (como novos tuítes ou novas men­sa­gens) e que todos os cantos da tela mos­tram fun­ci­o­na­li­dades: na es­querda, os apli­ca­tivos fa­vo­ritos (como no Unity para desktop). Uma fun­ci­o­na­li­dade que po­deria estar dis­po­nível no An­droid é a troca de apli­ca­tivos. No Ubuntu Phone OS ela está pre­sente: ao ar­rastar o lado la­teral di­reito para o centro da tela, você po­derá ir para o apli­ca­tivo an­te­rior. Quase como num com­pu­tador. A ideia de multi ta­refa é ex­plo­rada de forma eficaz e (apa­ren­te­mente) ver­da­deira.
Barra de notificações do Ubuntu phone OSA barra de no­ti­fi­ca­ções, apesar de ser bem si­milar com a do An­droid, iOS e Win­dows Phone, é bem di­fe­rente. Ao ar­rastá-la para baixo e de­pois para os lados, você vê no­ti­fi­ca­ções do apli­ca­tivo que você es­co­lher. E o me­lhor, de­pois disso, ele au­to­ma­ti­ca­mente é aberto. Bem or­ga­ni­zado e di­fe­rente.
Para 2013, ainda estão agen­dadas duas novas ver­sões do Ubuntu: 13.04, a ser lan­çada em abril e a 13.10, a ser lan­çada em ou­tubro. O foco mo­bile será ex­plo­rado e é pos­sível que, em breve, o Ubuntu es­teja dis­po­nível em todas as pla­ta­formas: PC (desktop e por­tá­teis), TV, ta­blets e smartphones. A nova versão, 13.04, trará no­vi­dades que es­tarão no Ubuntu Phone OS. O HUD acei­tará co­mandos de voz e o dash apre­sen­tará mo­di­fi­ca­ções (veja a imagem abaixo).HUD on ubuntu PhoneM
Toda a co­mu­ni­dade e o software livre só tem a ga­nhar com isso. E é este o foco: o Linux cada vez mais dis­po­nível em todas as pla­ta­formas. E o tra­balho da Ca­no­nical nisso é de grande valor, pois co­locou o Linux em evi­dência.
Fonte: Ubuntued 

Nenhum comentário:

Postar um comentário